sábado, 9 de julho de 2011

Sinval Bambirra, nome de Praça em BH

          Inaugurada solenemente nesta tarde a Praça Sinval Bambirra na Vila Paris, em Belo Horizonte. O prefeito Marcio Lacerda e a jornalista Maria Auxiliadora Bambirra, viúva do homenageado, retiraram a cobertura da placa e do monumento em três dimensões retratando o rosto do ex-sindicalista e ex-deputado.Oradores foram se sucedendo,.mostrando o significado do ato-coisa rara neste país- reconhecendo a vida e obra de um combatente das causas trabalhadoras e contra as injustiças sociais.

            Dentre eles, os advogados Antonio Ribeiro Romanelli e Obregon Gonçalves. Também foi convidado a falar o jornalista José Maria Rabelo, criador e ex-diretor do jornal O Binômio.

         Além de conduzir os trabalhos. o ex-vereador Betinho Duarte, interveio várias vezes. Numa delas referindo-se à importância do ato, no momento em que falsas lideranças querem fazer crer que estiveram na linha de frente de combate à ditadura.

           Em outra, para lembrar da importância de se comemorar, em agosto, a obtenção da lei da anistia, ainda que ela não tenha saído como desejássemos.

           Maria Auxiliadora falou ao final, agradecendo a presença de todos os amigos de Bambirra.

             Dentre os presentes, o economista Bruno Ferreira Alencar, representando o governo do Estado, e o secretário político (presidente) do Partido Comunista Brasileiro em BH, José Francisco Neres, ex-líder tecelão, na época em que Bambirra dirigia o Sindicato da categoria na cidade.

         Também presentes, diversas personadgadas ao Memorial da Anistia ( em construção na Rua Caramgola e que será um dos Patrimônios da Humanidade, na expressão de Betinho Duarte.

             Betinho, acrescente-se, é autor do Projeto Rua Viva, que homenageia os principais .lutadores  contra a ditadura militar, que resultou em um livro que consulto sempre, com 676 páginas, com capa de Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário