quarta-feira, 27 de maio de 2020

É preciso avançar! Vote Chapa 1


                                                                         
                          

Companheiro(a) jornalista,

Entramos na reta final da eleição da diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais para o triênio 2020/20203. A votação já começou e vai até sexta-feira (29/5). A Chapa 1 – Oposição Sindical vem pedir seu voto por um sindicato independente, consciente e de luta, pois é preciso avançar! Não podemos mais aceitar a retirada de direitos trabalhistas e a opressão contra nossa categoria.

Os trabalhadores jornalistas de Minas, assim como os de todo o país, vivem talvez um dos momentos de maior dificuldade de toda a história da categoria. Além de salários rebaixados, acúmulo de funções, jornadas abusivas, falta de estabilidade no emprego, têm sido alvo constante de ameaças e tentativas de intimidação no exercício da profissão, no seu compromisso de bem informar.

O compromisso único da Chapa 1 é com o trabalhador jornalista. Não temos compromissos eleitorais e muito menos eleitoreiros. Não estamos submetidos a interesses aparelhistas de partidos e nem de governos. Não devemos vassalagem a empresas e empresários. Nosso único patrão é a categoria dos jornalistas. É preciso lutar. Lutar por um piso salarial digno para os jornalistas mineiros. Hoje um dos mais baixos do Brasil. Nós que trabalhamos no estado de terceiro maior PIB do país.

É preciso lutar contra as jornadas abusivas nas assessorias de imprensa. É preciso unificar um piso estadual por número de trabalhadores da notícia por empresa. É preciso unificar o salário dos diferentes segmentos da categoria: não há razão honesta para trabalhadores de impresso, rádio, televisão, web e assessorias terem salários e reajustes diferenciados. É preciso combater o assédio moral.

São muitas as lutas a serem lutadas. E a nossa principal e decisiva arma será um sindicato independente, consciente e firmemente decidido a lutar. Um sindicato que não se centralize por atividades alheias à sua razão de ser, a de lutar pelos interesses próprios de sua categoria. Precisamos, pois, inadiavelmente de um sindicato de jornalistas, por jornalistas e para todos os jornalistas. É este sindicato que a Chapa 1 se compromete a construir.

É preciso avançar! Vote Chapa 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário