quarta-feira, 22 de abril de 2020

PCs saúdam aniversário de Lênin

                                                       

Comunicado Conjunto dos Partidos 
Comunistas e Operários sobre os
150 anos do nascimento de V.I. Lenin

Honramos o grande líder revolucionário V.I. Lênin, prometemos continuar o seu trabalho!

Os partidos comunistas e operários que assinam este Comunicado Conjunto queremos honrar desta maneira o grande revolucionário e teórico do socialismo científico: Vladimir Ilyich Lenin, cujos 150 anos de nascimento se comemoram neste dia 22 de abril.

Sob as condições atuais, em particular, enquanto a pandemia de CoVID-19 continua se espalhando, ficam demonstradas tragicamente as grandes deficiências dos sistemas nos países capitalistas, bem como a natureza antissocial e parasitária do sistema capitalista. 

Diante da nova crise, cujos efeitos perversos serão novamente descarregados sobre os trabalhadores, e em face da natureza agressiva do imperialismo e escalada das potências imperialistas, que representam novos perigos para a paz e os povos, sentimos ainda mais a necessidade de nos referirmos à figura histórica de V.I. Lênin, personalidade que dedicou sua vida à causa da classe trabalhadora e das camadas popular na luta pela abolição da exploração e pela construção da sociedade socialista.

Honramos V.I. Lênin como fundador do partido contemporâneo da classe trabalhadora, do partido de “novo tipo”, que decisivamente se separou do oportunismo e do reformismo dos velhos partidos social-democratas. Tal foi o caso do Partido Bolchevique, que foi a vanguarda da luta de classes do proletariado e das camadas oprimidas da Rússia.

O partido de Lênin levou a classe trabalhadora russa à vitória, com a derrubada do regime burguês e o estabelecimento da ditadura do proletariado, o governo dos trabalhadores e camponeses, a serviço dos interesses da maioria, das pessoas exploradas e dos oprimidos. V.I. Lênin definiu e demonstrou o papel de vanguarda do Partido Comunista, não apenas no estabelecimento do poder dos trabalhadores, mas também na construção do socialismo.

Honramos V.I. Lênin como o teórico que, levando em conta a realidade concreta, desenvolveu e levou à prática as partes constituintes do marxismo: a filosofia, a economia política e o comunismo científico. Opôs-se radicalmente a qualquer distorção oportunista e revisionista da teoria e da prática revolucionária, do dogmatismo, do sectarismo, das ilusões parlamentares, sem negar a necessária intervenção no parlamento.

Suas obras, como “Quem são os amigos do povo e como eles lutam contra os social-democratas?”, “O desenvolvimento do capitalismo na Rússia”, ”“O que fazer?, “Duas táticas da social-democracia na Revolução Democrática”, “Materialismo e empiriocriticismo”, “Marxismo e revisionismo”, “A falência da Segunda Internacional”, “Socialismo e guerra”, “Sobre a consigna dos Estados Unidos da Europa”, “Imperialismo, fase superior do capitalismo”, “O Estado e a revolução”, “Teses de abril”, “Esquerdismo, Doença Infantil do Comunismo”, “As tarefas imediatas do poder soviético”, “Uma grande iniciativa”, dentre outras, são marcos da disseminação e desenvolvimento do marxismo e da luta revolucionária. 

Em geral, o valioso trabalho teórico de Lênin permanece absolutamente relevante e um farol para a educação e a ação ideológica e política de cada nova geração de revolucionários.

Honramos V.I. Lênin como líder da Grande Revolução Socialista de Outubro, que há aproximadamente um século abalou a humanidade, a revolução triunfante que demonstrou a força da luta de classes, a força dos explorados e oprimidos quando se lançam à tomada do poder em prol dos seus interesses, assumindo o destino de suas vidas com suas próprias mãos e fazendo girar a roda da História na direção da libertação social. 

A chama de Outubro conduziu e acelerou o estabelecimento de uma série de partidos comunistas, partidos operários revolucionários. Lênin tinha uma capacidade estratégica visionária e habilmente gerenciava alianças, qualidades dedicadas à causa da revolução socialista.

Honramos V.I. Lênin, como líder do primeiro estado socialista do mundo, que pela primeira vez estabeleceu o poder dos trabalhadores com base em novas instituições revolucionárias, como os sovietes, perseguiu o funcionamento econômico da sociedade sobre novas bases, priorizando a satisfação das necessidades populares contemporâneas, no desenvolvimento livre e completo de todas as pessoas e não em favor do atendimento aos lucros de poucos, como o capitalismo impõe.

A URSS, o primeiro estado socialista do mundo, que se tornou realidade com a contribuição especial de V.I. Lênin, trouxe à tona novas conquistas econômicas, sociais, políticas e culturais sem precedentes para a classe trabalhadora e as amplas camadas de trabalhadores, que tiveram um efeito profundo nos desenvolvimentos progressistas históricos de todo o nosso planeta. Representou o apoio efetivo aos povos na luta pelo socialismo e pela paz.

Honramos V.I. Lênin como o grande internacionalista, o líder que levantou a bandeira do internacionalismo proletário, enfrentando a posição traiçoeira da Segunda Internacional na primeira Guerra Mundial Imperialista e se opondo ao nacionalismo burguês e outras percepções burguesas, como o cosmopolitismo do capital. 

Foi protagonista da fundação da Terceira Internacional Comunista, que contribuiu grandemente para o desenvolvimento do movimento operário e comunista internacional, que hoje é a principal fonte de obtenção de lições úteis acerca da experiência acumulada através de suas ações.

As posições de Lênin sobre o colonialismo levaram os comunistas a entender a questão das colônias e os inspiraram a liderar lutas anticoloniais, tanto em países explorados pelo imperialismo como nas colônias. Honramos V.I. Lênin como o oponente incansável e constante da guerra imperialista, apoiador da luta popular pela libertação nacional e social, pela justiça social, pela paz e pelo socialismo.

A contrarrevolução e a restauração capitalista não podem esconder as conquistas do Socialismo. As catástrofes e injustiças que vivemos, os problemas agudos da classe trabalhadora, das camadas populares, dos camponeses, trabalhadores e dos povos em geral, causados pela exploração e opressão capitalista enfatizam a necessidade e a atualidade do socialismo, hoje, em todo o mundo.

Os partidos comunistas e operários denunciam aos trabalhadores e jovens a “onda” de silêncio e distorção reacionária e anticomunista, desencadeada em todo o mundo pelas forças políticas que servem aos interesses do capital, contra V.I. Lênin. Nós lutamos pela continuação de sua obra e nos comprometemos a seguir defendendo seu legado, a disseminá-lo, e chamamos os trabalhadores e povos a aprender com ele.

22/04/2020

Partidos da SolidNet que assinam a declaração conjunta:

1. Partido Comunista da Albânia

2. PADS, Argélia

3. Partido Comunista da Argentina

4. Partido Comunista da Armênia

5. Partido Comunista da Austrália

6. Partido do Trabalho da Áustria

7. Partido Comunista do Azerbaijão

8. Tribuna Progressista Democrática do Bahrein

9. Partido Comunista do Bangladesh

10. Partido Comunista da Bielorrússia

11. Partido Comunista da Bélgica

12. Partido Comunista Brasileiro (PCB)

13. Partido Comunista da Grã-Bretanha

14. Novo Partido Comunista da Grã-Bretanha

15. Partido Comunista da Bulgária

16. Partido dos Comunistas Búlgaros

17. Partido Comunista do Canadá

18. Partido Comunista do Chile

19. Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia

20. AKEL, Chipre

21. Partido Comunista da Boêmia-Morávia

22. Partido Comunista da Dinamarca

23. Partido Comunista na Dinamarca

24. Força da Revolução, República Dominicana

25. Partido Comunista Equador

26. Partido Comunista de El Salvador

27. Partido Comunista da Finlândia

28. Partido Comunista Unido da Geórgia

29. Partido Comunista Alemão

30. Partido Comunista da Grécia

31. Partido dos Trabalhadores Húngaro

32. Partido Comunista da Índia

33. Partido Comunista da Índia (marxista)

34. Partido Comunista do Curdistão – Iraque

35. Partido Tudeh do Irã

36. Partido dos Trabalhadores da Irlanda

37. Partido Comunista da Irlanda

38. Partido Comunista de Israel

39. Partido Comunista, Itália

40. Partido Comunista Italiano

41. Partido Comunista da Jordânia

42. Movimento Socialista do Cazaquistão

43. Partido dos Trabalhadores da Coréia

44. Partido dos Comunistas do Quirguistão

45. Partido Comunista Libanês

46. Partido Socialista da Letônia

47. Partido Socialista, Lituânia

48. Partido Comunista do Luxemburgo

49. Partido Comunista de Malta

50. Partido Comunista do México

51. Partido Comunista da Noruega

52. Novo Partido Comunista da Holanda

53. Partido Comunista do Paquistão

54. Partido Comunista Palestino

55. Partido do Povo Palestino

56. Partido Comunista Paraguaio

57. Partido Comunista do Peru

58. Partido Comunista da Polônia

59. Partido Comunista Português

60. Partido Comunista das Filipinas (PKP-1930)

61. Partido Comunista da Ucrânia

62. União dos Comunistas da Ucrânia

63. Partido Comunista da Federação Russa

64. Partido dos Trabalhadores Comunistas da Rússia

65. Partido Comunista da União Soviética

66. União de Partidos Comunistas – PCUS

67. Novo Partido Comunista da Iugoslávia

68. Comunistas da Sérvia

69. Partido Comunista da Eslováquia

70. Partido Comunista da África do Sul

71. Partido Comunista da Espanha

72. Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha

73. Partido Comunista dos Povos da Espanha

74. Comunistas da Catalunha

75. Partido Comunista do Sri Lanka

76. Partido Comunista da Suíça

77. Partido Comunista da Suécia

78. Partido Comunista Sudanês

79. Partido Comunista da Síria

80. Partido Comunista da Turquia

81. Partido Comunista da Venezuela

Outros Partidos que assinam a declaração conjunta:

1. União dos Comunistas na Bulgária

2. Partido Revolucionário Comunista da França

3. Polo do renascimento comunista na França

4. Shiso-Undo, Japão

5. Partido Comunista de Porto Rico

6. União Popular de Galizan

7. Partido Comunista, Suíça

8. Partido dos Comunistas, EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário