Segunda-feira 25 de março, data de aniversário dos 91 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o Comitê Regional da organização no Rio de Janeiro concluiu a semana de palestras sobre a trajetória dos comunistas com debate que contou com a participação dos secretários Geral e de Organização do PCB, respectivamente Ivan Pinheiro e Edilson Gomes, acerca da "Reconstrução Revolucionária" do Partido.
Com a presença de antigos camaradas e militantes recém-ingressos no Partido, além de amigos e simpatizantes, o debate apontou os desafios postos para o PCB - na atualidade e no futuro próximo -, além dos 21 anos de reconstrução desde o racha com os liquidacionistas do PPS.
Segundo Ivan Pinheiro, o processo de Reconstrução Revolucionária do PCB é algo não acabado, ainda em construção. "É nítida a afinidade política entre os militantes do Partido, que em seus dois últimos Congressos (XIII em 2005 e XIV em 2009) conseguiram consolidar uma linha política revolucionária, claramente anti-reformista, não sectária, que aponta a necessidade da revolução socialista sem afirmar que ele está no horizonte próximo. Porém, é inegável que temos que vencer algumas deficiências organizativas", argumentou.
Para Edilson Gomes, tais desafios estão postos sobremaneira na inserção do partido junto aos movimentos sociais, numa conjuntura acachapante do individualismo neoliberal e de cooptação de grande parte do movimento para o projeto do reformismo. "Temos esse desafio, sem dúvidas. Ao mesmo tempo, ao contrário do que ocorria nos anos 1980, o PCB hoje é visto como uma força política que faz avançar a luta de classes, o que desperta atenção não só da esquerda como da extrema-direita. temos que estar preparados para essa nova realidade", lembrou.
Com ampla participação daqueles que estavam no plenário do evento, foi consensual que o XV Congresso do PCB, a ser realizado em duas etapas até abril de 2014, terá o desafio de desatar os "nós" apontados na fala do secretário-geral, em processo de continuidade da Reconstrução Revolucionária do PCB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário